Como limpar o Fogão Cooktop de vidro sem Arranhar ou Manchar?

Home /Blog

É importante esperar que o vidro esfrie, atentar-se ao tipo de esponja usada e secar o objeto imediatamente após a limpeza.

Muitas vezes incorporado à decoração de cozinhas, um cooktop de vidro pode gerar certa preocupação na hora da arrumação pós-refeições. A limpeza em si não costuma ser difícil, mas, por ser um equipamento delicado, é preciso tomar alguns cuidados para não riscar, manchar ou danificar o fogão envidraçado.

1. Espere esfriar para Limpar

A primeira dica é esperar a placa de vidro esfriar após o uso. “Se você jogar detergente ou água sobre o vidro quente, o diferencial de temperatura pode fazer com que ele trinque”, explica o biomédico e microbiologista Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Em seguida, um pano limpo umedecido com água, ou uma esponja, pode retirar o excesso de comida ou líquido sobre o cooktop. Se os restos estiverem secos e grudados, ligue o equipamento para deixar o vidro morno e amolecer a sujeira.

2. Escolha a esponja Correta

Um dos maiores pontos de atenção durante a limpeza de um cooktop de vidro é a escolha da esponja. A mais indicada é aquela indicada como “não risca”, mas caso você só disponha da tradicional verde e amarela, opte sempre pelo lado amarelado. “Palha de aço não pode usar de maneira nenhuma, porque ela é abrasiva, assim como o sapólio”, recomenda o Dr. Bactéria. “Apesar de existir uma tendência de limpar itens sujos com algo que raspe, é importante não usar nada que seja abrasivo, pois essa raspagem risca”, complementa.

3. Misturas Caseiras

Aplicar uma mistura de 1 L de água, quatro colheres de sopa de detergente e uma colher de sopa de vinagre sobre a esponja é a sugestão do microbiologista para sujeiras impregnadas.

Outra opção é a partir de 300 mL de água morna com uma colher de sopa de detergente. João Pedro Lúcio, coordenador técnico da Maria Brasileira, rede de franquias de limpeza, recomenda uma mistura com bastante espuma, que deve ser absorvida por um pano de microfibra. Em seguida, espalhe uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a cada boca do cooktop. O pano deve ser torcido até ficar apenas úmido para ser deixado sobre o bicarbonato durante cinco minutos. Depois é só retirar o pano.

4. Como evitar as Manchas

Para evitar que surjam manchas no vidro, ele deve ser secado imediatamente após a limpeza. Flanelas e panos aveludados devem ser deixados de lado nesta etapa. “A dica é usar camisetas de algodão velhas como pano, pois essas não riscam e não soltam pelos ou fiapos, ideais para limpar vidros e cooktops”, sugere Fernanda Checchinato, CEO da Aya Tech, empresa de tecnologia que atua na prevenção contra fungos, bactérias e insetos.

5. Dica Final

Segundo a engenheira química, a dica mais prática é limpar o cooktop sempre que ele for usado, para não precisar de limpezas mais pesadas e demoradas. “O sabão ou o detergente tipo neutro é um coringa na limpeza das mais diversas áreas, móveis e eletrodomésticos de uma casa”, reforça Fernanda. “Esse produto assegura uma boa remoção de sujeiras e gorduras sem ser abrasivo ou provocar qualquer tipo de mancha, inclusive limpando o seu cooktop”, finaliza.

Via: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2022/02/como-limpar-cooktop-de-vidro-sem-riscar-ou-manchar-o-equipamento.html