Dicas Achei Peças: Como economizar energia elétrica em casa com a geladeira, fogão e outros Eletrodomésticos?

Home /Blog

1. Iluminação natural

Casas com iluminação natural na arquitetura ajudam a usar menos recursos como a energia, sendo importante para a sustentabilidade do planeta.

Ao permitir a entrada da luz solar, é possível economizar a energia elétrica, tanto pela redução de luzes artificiais quanto pelo uso do ar condicionado, uma vez que a iluminação natural não gera calor.

2. Lâmpadas

As lâmpadas de LED já se consolidaram como as que duram mais e são mais econômicas. Uma lâmpada LED de 18 watts, por exemplo, ilumina o mesmo e consome 80% a menos do que uma incandescente de 100 watts,

Para economia, troque todas as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED.

3. Aparelhos eletrônicos na tomada

Os equipamentos em stand by consomem pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia.

Em uma casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$ 12.

4. Eletrodomésticos

Manter os eletrodomésticos em boas condições é importante para não gerar desperdício de energia elétrica em casa.

Sendo assim, é essencial adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira está com a vedação em perfeito estado e limpar os filtros de máquinas de lavar e ar condicionado.

5. Ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar

Para reduzir o consumo, dê preferência para passar mais roupas por vez do que passar uma peça a cada ligada do ferro.

Ao utilizar o chuveiro, use a função verão e diminua o tempo dos banhos. Já no caso da máquina de lavar, junte diversas peças para utilizar a capacidade total do equipamento, ao invés de lavar poucas peças por vez.

Via: https://cultura.uol.com.br/economia/noticias/2022/07/28/123_cinco-dicas-para-economizar-energia-eletrica-em-casa.html