Como limpar fogões e fornos do jeito certo e deixá-los brilhando?

Home /Blog

Deixar os eletrodomésticos brilhando pode ser a tarefa mais difícil da limpeza da cozinha. Afinal, esses itens estão em constante contato com alimentos e, como consequência, com gorduras, durante o preparo das refeições. Mas com dicas para limpar fornos e fogões, que são alguns dos que mais sujam, você vai aprender a deixá-los “nos trinques” com praticidade.

Primeiramente, saiba que a limpeza diária é essencial, pois assim o forno e fogão não sofrerão com o acúmulo de resíduos, além de não sofrerem com a sujeira do ambiente. Isso é muito importante para que os eletrodomésticos não comprometam a segurança alimentar da sua casa!

Se você quer manter seus aparelhos limpos e sem manchas por mais tempo, prolongando sua vida útil, é importante se atentar a cuidados específicos. Aqui, você confere 7 dicas para limpar fornos e fogões que vão te ajudar a seguir as orientações do fabricante sem problemas!

Aprenda a limpar seu fogão do jeito certo – Foto: Shutterstock
Aprenda a limpar seu fogão do jeito certo – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Frequência de limpeza

A recomendação é que fornos e fogões sejam limpos sempre após o uso, já que assim a sujeira é removida com muito mais facilidade. No entanto, se você não tem tempo para higienizar o eletrodoméstico logo, não se preocupe. É possível limpá-lo detalhadamente, retirando e lavando todas as peças, entre duas e três vezes na semana.

Produtos adequados para limpeza

Para essa limpeza, indica-se o uso de detergente neutro e desengordurantes próprios para fornos e fogões. Além disso, receitas caseiras preparadas com vinagre branco e bicarbonato de sódio também são boas alternativas. Pois é, esses dois produtos possuem efeito potente para a limpeza e não causam risco nenhum quando usados da maneira certa.

Passo a passo da limpeza no fogão

Antes de começar a limpar o fogão, você deve verificar se ele está frio. Caso esteja quente, aguarde até esfriar para então começar. Uma dica para otimizar seu tempo durante essa tarefa é lavar primeiro as peças menores, que podem ser retiradas, como grades, bocas e prateleiras. Se esses itens estiverem muito sujos ou engordurados, você pode deixá-los de molho em água quente com uma solução caseira de vinagre e bicarbonato.

Como limpar fogões com mesa de inox

Este é um caso mais específico de limpeza de fogão. Aqui, você vai precisar redobrar os cuidados para que a etapa de higienização não comprometa a superfície com possíveis manchas, ferrugem ou amarelamento. Assim, você pode borrifar produtos próprios para a mesa de inox em toda a superfície e esfregá-la suavemente com esponja ou pano macio. Outra possibilidade é usar uma solução de detergente neutro e água. Mas nunca use palhas de aço, pois elas riscam e danificam o eletrodoméstico! Em seguida, deixe o local secar naturalmente.

Como limpar fogões com mesa de vidro

Veja como higienizar seu fogão de mesa de vidro – Foto: Shutterstock
Veja como higienizar seu fogão de mesa de vidro – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

As superfícies de vidro geralmente ficam manchadas devido à concentração de gordura e precisam de atenção especial na hora da limpeza. Por isso, você deve usar produtos específicos que são facilmente encontrados nos mercados. Uma opção é o limpa vidros, por exemplo, com o auxílio de um pano que não solte pelos!

Passo a passo da limpeza no forno

Para limpar o forno, use  produtos específicos como o limpa fornos. Eles contam com ingredientes que ajudam a remover todos os tipos de gordura e sujeira com eficiência! E se você busca praticidade, a versão em spray pode ser uma boa opção. Aliás, escolha sempre aqueles que não possuem soda cáustica em sua composição em decorrência da alta oxidação do produto, que pode danificar as superfícies e prejudica o meio ambiente.

Para facilitar o dia a dia

Limpar o fogão e o forno é uma tarefa essencial, mas pode ser mais fácil se você tiver alguns cuidados no dia a dia. Por exemplo, é possível evitar os respingos tampando as panelas ao fogão ou cobrindo as formas e assadeiras levadas ao forno. Outra dica é limpar imediatamente com um papel toalha os respingos de óleo ou molho que caírem no fogão. Assim, você facilita a manutenção da limpeza desses eletrodomésticos com praticidade!

Via: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/receitas/7-dicas-para-limpar-fornos-e-fogoes-do-jeito-certo-e-deixa-los-nos-trinques,b12090f578b5026bda9cbfe7c056be3a5z75dd70.html